Professora Fernanda Lúcia
Sou professora do EF 1 desde 1995. Criei este blog para interagir melhor com meus alunos e demais interessados. Fiquem a vontade!
Ver meu perfil completo
Feeds RSS
Feeds RSS

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A Fotossíntese

Para crescermos com saúde e energia, já vimos que precisamos ter uma alimentação equilibrada e saudável. Mas e as plantas? Você já viu alguma planta fazendo um lanchinho? Claro que não, não é mesmo?! Então, como elas conseguem se alimentar se não podem sair do lugar?
A resposta é: Elas são capazes de produzir os seus próprios alimentos através de um processo chamado fotossíntese.
Para realizar a fotossíntese, as plantas precisam de luz do sol, água, sais minerais presentes no solo e gás carbônico.
Nesse processo, as plantas absorvem a água e os sais minerais através de suas raízes e os leva até suas folhas por meio de vasos condutores. A água e os sais minerais dissolvidos e absorvidos pelas raízes das plantas formam uma solução chamada seiva bruta.
Nas folhas existe um pigmento, chamado clorofila, que dá a cor verde a elas e é o responsável por captar a luz solar. Nas folhas também, são encontradas estruturas que absorvem o gás carbônico. Essas estruturas são chamadas de estômatos.
Com todos esses elementos, a planta é capaz de produzir o seu próprio alimento. Esse alimento é chamado de glicose (um açúcar).
Durante a fotossíntese, a planta libera oxigênio no ar. E o oxigênio é um gás fundamental na respiração da grande maioria dos seres vivos.

Veja o esquema da fotossíntese na figura abaixo:



Vamos treinar? Clique na imagem abaixo e divirta-se!

0 comentários:

Postar um comentário