Professora Fernanda Lúcia
Sou professora do EF 1 desde 1995. Criei este blog para interagir melhor com meus alunos e demais interessados. Fiquem a vontade!
Ver meu perfil completo
Feeds RSS
Feeds RSS

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O que é Parágrafo?

 

O parágrafo nada mais é que uma forma de organização de um texto. Ele consiste em um pequeno espaço (aproximadamente dois dedos) do início da linha para o início da primeira frase que irá formá-lo.
Um texto pode ter vários parágrafos. Cada um deles abordará um assunto, dentro do tema principal do texto. Toda vez que o assunto mudar, criamos um novo parágrafo na linha debaixo.
Vejamos esse exemplo:

UMA VIAGEM DE AVIÃO

          Meu sonho de fazer uma viagem de avião estava se realizando. Minha mãe deixou que eu sentasse ao lado da janelinha. Ver o céu bem de perto foi uma experiência magnífica! Fiquei lá olhando as nuvens, tão brancas que pareciam algodão.
          De repente, o avião começou a tremer. Estávamos dentro de uma nuvem. Aí eu me arrependi muito de estar na janelinha, pois vi a asa do avião sacudir muito! Fiquei com medo. Acho que minha mãe também ficou, mas ela não falou nada. Pensei que iríamos morrer.
          Então, a aeromoça veio às nossas poltronas e disse que aquilo era normal, que não era preciso preocupação. Era uma tal de "turbulência". Logo ia passar. Não entendi direito, mas me senti aliviada quando saímos da nuvem, o avião parou de tremer e chegamos ao nosso destino sãs e salvas.


Podemos ver que esse pequeno texto possui 3 parágrafos - marquei cada um com uma cor diferente. Vamos agora destacar quais assuntos cada um apresenta:

          Meu sonho de fazer uma viagem de avião estava se realizando. Minha mãe deixou que eu sentasse ao lado da janelinha. Ver o céu bem de perto foi uma experiência magnífica! Fiquei lá olhando as nuvens, tão brancas que pareciam algodão.

Nesse primeiro parágrafo, o narrador fala do seu sonho de viajar de avião que estava se realizando, conta onde ele se sentou e o que ele achou dessa experiência . Tudo isso faz parte de um mesmo assunto, perceberam?

Vamos ao segundo parágrafo:

          De repente, o avião começou a tremer. Estávamos dentro de uma nuvem. Aí eu me arrependi muito de estar na janelinha, pois vi a asa do avião sacudir muito! Fiquei com medo. Acho que minha mãe também ficou, mas ela não falou nada. Pensei que iríamos morrer.

Nesse parágrafo o assunto mudou. Agora o narrador fala do problema que houve durante a sua viagem, "o avião começou a tremer". Por causa disso, diz que se arrependeu de ter sentado na janela, pois ficou com medo e sua mãe também. Conta que pensou que fossem morrer.

Agora o terceiro e último parágrafo do texto:

          Então, a aeromoça veio às nossas poltronas e disse que aquilo era normal, que não era preciso preocupação. Era uma tal de "turbulência". Logo ia passar. Não entendi direito, mas me senti aliviada quando saímos da nuvem, o avião parou de tremer e chegamos ao nosso destino sãs e salvas.

Novamente o assunto mudou. Nesse parágrafo, agora o assunto é a solução do problema. A aeromoça explicou o que era e o narrador se sentiu aliviado quando o avião saiu da nuvem e parou de tremer. Além de contar que, depois disso, ele e sua mãe finalmente chegaram ao seu destino.

Viram como entender o que é parágrafo não é tão complicado assim! Basta ficar atento ao texto para perceber essas mudanças de assunto. Pratique bastante lendo vários textos e identificando os assuntos abordados em cada parágrafo. Assim, quando forem fazer os seus próprios textos saberão usar corretamente os parágrafos!

1 comentários:

Unknown disse...

Texto legal, gostei e vou usá-lo para ensinar parágrafos para meus alunos.

Postar um comentário