O uso errado deles pode alterar completamente o sentido de uma frase e, assim, prejudicar todo o entendimento do texto lido.
Vale lembrar que quando não entendemos um texto, devido à má pontuação ou à leitura errada, ele perde o seu valor e uma história muito interessante, torna-se chata e sem graça.
Vamos conhecer alguns dos principais sinais de pontuação e suas funções:
Ponto Final ( . )
O ponto final encerra uma frase declarativa ou imperativa. Devemos dar uma pausa na leitura quando chegamos nele.
Ex: Mariana é uma menina inteligente. / Não estaremos aqui amanhã. / Por favor, feche a porta.
Vírgula ( , )
Usamos a vírgula sempre que é necessário dar uma pequena pausa na leitura dentro de uma frase. Ela facilita o entendimento, e seu uso inadequado pode mudar completamente o sentido das frases. Vejam alguns exemplos:
Maria, estuda todos os capítulos para a avaliação. - Nessa frase é pedido à Maria que estude todos os capítulos.
Maria estuda todos os capítulos para a avaliação. - Já nessa frase, apenas está sendo afirmado que Maria estuda todos os capítulos.
Pega ladrão! - Alguém está pedindo para pegarem o ladrão.
Pega, ladrão. - Já nessa frase, alguém está falando com o ladrão e pedindo que ele pegue algo.
Não, espere. - Nessa frase, é pedido para alguém esperar.
Não espere. - Já nessa outra frase, é pedido para alguém não esperar.
Não espere. - Já nessa outra frase, é pedido para alguém não esperar.
Aceito, obrigado. - Alguém está aceitando algo e agradecendo.
Aceito obrigado. - Nessa outra frase, alguém afirma que aceita algo por obrigação.
Aceito obrigado. - Nessa outra frase, alguém afirma que aceita algo por obrigação.
Isso só, ele resolve. - O que entendemos aqui é que algo é muito simples, então "ele" pode resolver.
Isso só ele resolve. - Nesse caso, entendemos que algo não é tão simples, então só "ele" pode resolver.
Isso só ele resolve. - Nesse caso, entendemos que algo não é tão simples, então só "ele" pode resolver.
Esse, juiz, é corrupto. - Nessa frase alguém fala com o juiz que outra pessoa é corrupta.
Esse juiz é corrupto. - Já nessa frase, é afirmado que o juiz é corrupto.
Esse juiz é corrupto. - Já nessa frase, é afirmado que o juiz é corrupto.
Vamos perder, nada foi resolvido. - É afirmado aqui que perderemos algo, pois nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido. - Já nessa frase, afirma que não perderemos nada, pois foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido. - Já nessa frase, afirma que não perderemos nada, pois foi resolvido.
Não queremos saber. - Nessa frase é dito que não queremos saber de nada.
Não, queremos saber. - Já nessa outra frase, alguém é interrompido e é afirmado que queremos saber alguma coisa.
Não, queremos saber. - Já nessa outra frase, alguém é interrompido e é afirmado que queremos saber alguma coisa.
Paz, não vamos lançar os mísseis. - Nessa frase é pedido paz e afirmado que os mísseis não serão lançados.
Paz não, vamos lançar os mísseis. - Já nessa outra frase, é declarado que não se quer paz e que os mísseis serão lançados.
Paz não, vamos lançar os mísseis. - Já nessa outra frase, é declarado que não se quer paz e que os mísseis serão lançados.
Ponto de Interrogação ( ? )
O ponto de interrogação é usado no final de frases interrogativas (frases que indicam perguntas).
Ex: Você vai à escola hoje? / Nós vamos viajar? / Qual a distância entre a Terra e a Lua?
Ponto de Exclamação ( ! )
O ponto de exclamação aparece no final de frases exclamativas. Ele pode indicar espanto, irritação, surpresa, medo, alegria.
Ex: Você está linda! (surpresa) / Socorro! (medo) / Minha avó veio! (alegria) / Vamos ajudar o Meio Ambiente! (entusiasmo) / Por favor, não me deixe aqui! (súplica)
Dois Pontos ( : )
Os dois pontos podem ser usados para:
- Iniciar uma enumeração.
Ex: Marcele foi ao mercado e comprou: leite, ovos, macarrão e farinha.
Meu filho já escolheu os seus presentes: uma bola, um patins, um jogo e uma camisa.
- Indicar um comentário ou uma explicação sobre algo dito anteriormente na frase.
Ex: Os candidatos à eleição deste ano ficaram 46,3% mais ricos do que em 2006: não é novidade.
Gostaria de fazer algo diferente: viajar para a praia.
- Anunciar uma citação (Nesse caso, os dois pontos vêm acompanhados das aspas.)
Ex: Um dia, minha professora disse algo que nunca esqueci: “Você é capaz de aprender o que quiser.”
- Indicar que irá iniciar a fala de uma pessoa ou personagem.
Ex: E o menino falou:
- Quem é você?
Minha amiga disse após respirar fundo: "Vou encarar essa prova!"
Ponto e vírgula ( ; )
O ponto e vírgula indica uma pausa maior que a da vírgula, porém menor que a do ponto final. Pode ser usado para:
- Separar duas frases que possuem relação entre si. Nesse caso, o ponto e vírgula pode ser substituído pela conjunção "e".
Ex: O rio está poluído; os peixes estão mortos. (O rio está poluído e os peixes estão mortos.)
A prova é amanhã; eu estudei muito. (A prova é amanhã e eu estudei muito.)
- Para separar itens de uma enumeração:
Ex: Precisarei dos seguintes materiais para a aula de amanhã:
* canetinha;
* cartolina;
* tesoura;
* cola;
* figuras de alimentos.
- Pode vir substituindo a vírgula quando se quer uma pausa mais longa. Nesse caso, o ponto vírgula virá antes das palavras contudo, mas, porém, entretanto, todavia.
Ex: A reciclagem é importante; pois ajuda o Meio Ambiente.
As férias estão chegando; contudo eu ainda não sei se passei de ano.
- Separar um período que já se encontra dividido por vírgulas.
Ex: Ele não disse nada, apenas olhou ao longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu cão.
Travessão ( – )
O travessão é usado para:
- Indicar a fala de uma pessoa ou personagem. Toda vez que mudar o interlocutor, inserimos um novo travessão em um novo parágrafo.
Ex: – Olá, Pedro! Você vai ao cinema hoje?
– Oi, João! Vou sim. Quer ir comigo?
– Claro! Será muito legal!
- Separar orações intercaladas, desempenhando as funções da vírgula e dos parênteses.
Ex: Precisamos acreditar sempre – disse o aluno confiante – que tudo irá dar certo.
Não aja dessa forma – falou a mãe irritada – pois pode ser arriscado.
- Colocar em evidência uma frase, expressão ou palavra.
Ex: O prêmio foi destinado ao melhor aluno da classe – uma pessoa bastante esforçada.
Gostaria de parabenizar a pessoa que está discursando – meu melhor amigo.
Reticências ( ... )
As reticências podem ser usadas para:
- Indicar a ideia de continuidade.
Ex: Muito interessante esse livro, mas essa revista...
Com esse trânsito, chegar em casa vai demorar...
- Indicar um certo suspense.
Ex: Rui abriu a porta e... sua mãe apareceu.
Estava chovendo, de repente... o barulho forte de um trovão assustou a todos.
- Indicar a interrupção ou suspensão de um pensamento.
Ex: Estava pensando em... deixa pra lá!
Vim até aqui achando que...
- Representar hesitações comuns na língua falada.
Ex: Você poderia pegar pra mim um... é... aquele livro?
Eu não posso sair, porque... porque preciso estudar.
- Indicar citações incompletas.
Ex: A professora pediu que prestássemos atenção nessa passagem do Hino Nacional: "Gigante pela própria natureza..."
Agora que você já conhece os principais sinais de pontuação, vamos treinar? Clique nas imagens abaixo e divirta-se!
1 comentários:
Oi.
Gostei muito seu blog, ele será bastante útil.
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